FINANCIEI UM APARTAMENTO COM UM NAMORADO. AGORA TERMINAMOS E QUERO TIRAR MEU NOME DO FINANCIAMENTO. É POSSÍVEL? O QUE FAZER?
Durante a nossa vida, fazemos planos, temos sonhos, por vezes, compartilhamos esses sonhos com outra pessoa, normalmente com nosso(a) companheiro(a), mas infelizmente por algum motivo, o relacionamento termina e aquele plano tem que ser adaptado.
No caso em questão, é possível tirar o nome do financiamento, mas para isso, é necessário passar por algumas etapas, quais sejam, entrar em contato com o banco com o qual fez o financiamento, comparecer ao cartório de registro de imóveis, comparecer à Prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado, além disso, de acordo com a situação, deverá pagar o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis ou Doação (ITCMD) ou o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Resumidamente esse é o processo para exclusão do nome do contrato de financiamento. Por outro lado, deixar de tirar o nome do contrato de financiamento, pode trazer alguns riscos, tais como partilha do bem em caso de morte de um dos contratantes, ou até mesmo ficar com o nome sujo, caso a outra parte se torne inadimplente.
Por isso, é muito importante consultar um advogado especializado no assunto para que seja feito da forma correta, sem correr o risco de perder dinheiro ou pagar muito mais do que deveria.